Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O contexto e as implicações das decisões colegiadas para a formação do enfermeiro / The context and implications of collegiate decisions in nursing education / Contexto e implicaciones de las decisiones colegiadas en la formacion del enfermero

Higashi, Giovana Dorneles Callegaro; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Andrade, Selma Regina de; Bettinelli, Luiz Antonio.
REME rev. min. enferm ; 21: e-1059, 2017.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS, RHS | ID: biblio-907934

Objetivo:

compreender o contexto e as implicações das decisões colegiadas para a formação do enfermeiro.

MÉTODO:

teoria fundamentada nos dados, no período de janeiro a junho de 2012, em uma instituição pública de ensino superior no Sul do Brasil. Foram entrevistados 30 participantes.

RESULTADOS:

a partir da análise emergiram duas categorias contextualizando o cenário plural e diverso em que ocorrem as deliberações colegiadas e a atuação docente no colegiado do curso de Enfermagem implicações no cenário acadêmico.

CONCLUSÃO:

concluiu-se que o contexto é marcado pela diversidade e complementaridade de oposições que são negociadas e dialogadas e como as decisões implicam o processo de formação do enfermeiro. Ainda, torna-se importante acompanhar as mudanças internas e externas ao cenário da gestão universitária, contemplando o compromisso social, a solidariedade, o diálogo, a democracia, as decisões e ações compartilhadas, assim como o conflito, o debate, o contraditório, a incerteza, o domínio, a ambiguidade e a complementaridade de opostos, sem reduzir, isolar ou fragmentar.
Biblioteca responsável: BR1.1