Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de cuidado do enfermeiro no Programa Rede Mãe Paranaense / Nursing care actions in the Paranaense Mothers Network Program / Acciones de cuidado de enfermería en el Programa Rede Mãe Paranaense(Programa Red Madre del Estado de Paraná)

Caldeira, Sebastião; Luz, Mateus Souza da; Tacla, Mauren Teresa Grubisich Mendes; Machineski, Gicelle Galvan; Silva, Rosane Meire Munhak da; Pinto, Meire Perpétua Vieira; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta.
REME rev. min. enferm ; 21: e-992, 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-907956

Objetivo:

compreender as ações de cuidado do enfermeiro a partir do Programa Rede Mãe Paranaense (PRMP).

Métodos:

estudo qualitativo alicerçado na fenomenologia social de Alfred Schütz. Participaram oito enfermeiros dos municípios da 10ª Regional de Saúde do Paraná. Realizou-se entrevista semiestruturada de agosto a dezembro de 2014.

Resultados:

identificaram-se três categorias conhecimento sobre o PRMP; ações decuidado do enfermeiro no PRMP; e expectativas quanto ao PRMP. O enfermeiro conhece os objetivos, os compromissos e os indicadores do PRMP.Desenvolve ações de captação precoce; estratificação de risco habitual, intermediário e alto risco e encaminhamentos conforme o risco. Proporciona cuidado qualificado à gestante, à parturiente, à puérpera e à criança. A partir das ações de cuidado, vislumbram qualificar ainda mais as ações de cuidado a essa população.

Conclusão:

as ações da equipe multidisciplinar poderão contribuir de forma eficaz na redução da morbimortalidade materna e infantil. Faz-se necessário mais investimento nos programas de saúde para o alcance da excelência nas ações de cuidado.
Biblioteca responsável: BR21.1