Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso de idosos às unidades de atenção primária à saúde / Access of the elderly to primary health care units / Acceso de adultos mayores a los centros de atención primaria de la salud

Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Lima, Beatriz da Silva; Silva, Jacqueline Mota da; Cavalcante, Luiza Marques; Martins, Mariana Cavalcante; Araújo, Thelma Leite de.
REME rev. min. enferm ; 21: e-1021, 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-907983
Avaliar a acessibilidade para idosos às Unidades de Atenção Primária de zonas urbanas e rurais.

MÉTODO:

estudo quantitativo descritivo em 157 unidades de atenção primária do Ceará. Utilizou-se instrumento com padrões de acessibilidade da Norma Brasileira 9050/2004 para via pública e acesso ao prédio.

RESULTADOS:

a avaliação da via pública evidencia distribuição irregular com percentuais mais altos na zona urbana para faixas de pedestres, largura de calçadas, sinalização de trânsito (p<0,0001) e meio-fio rebaixado (p=0,0001), enquanto que a rural apresentou <15% de unidades acessíveis. Ambas foram igualmente inacessíveis no acesso ao prédio.

CONCLUSÕES:

as unidades de saúde rurais e urbanas apresentaram condições insatisfatórias de acessibilidade nas vias públicas e nenhuma acessibilidade aos prédios, comprometendo o atendimento aos idosos por dificuldade ou falta de acesso.
Biblioteca responsável: BR21.1