Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões da gravidez na adolescência na vida da mulher adulta / Repercussions of teenage pregnancy in the life of adult women

Dias, Patrícia Mattos Monteiro; Oliveira, Jocélia Maria de; Lustosa, Amanda Peres; Lima, Hana Klébia Leonel da Silva; Moreira, Karla de Abreu Peixoto; Pereira, Thayza Miranda.
Rev Rene (Online) ; 18(1): 106-113, jan-fev. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908206
Desvelar as repercussões da gravidez ocorrida na adolescência para a vida da mulher na idade adulta.

Métodos:

estudo qualitativo realizado em uma Unidade Básica de Saúde. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais e gravadas com sete mulheres. Para organização dos dados, adotou-se a Análise de Categorias Temáticas.

Resultados:

emergiram três categorias Recordando as vivências da gravidez na adolescência, Repercussões positivas e negativas da gravidez na adolescência na visão das mulheres e Resgatando conhecimentos sobre os métodos contraceptivos na adolescência.

Conclusão:

a gravidez ocorrida na adolescência repercutiu de forma positiva quando relatado o desenvolvimento da responsabilidade e da maturidade, constituição de uma família, e ser mãe. Quanto aos aspectos negativos a não conclusão dos estudos;medo de ter outro filho; responsabilidade; dificuldade no alcance de planos para o futuro.
Biblioteca responsável: BR6.1