Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa / Resiliencia como objeto de estudio de la salud ocupacional: una revisión narrativa / Resilience as an object of study of occupational health: narrative review

Cruz, Élissa Jôse Erhadt Rollemberg; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Amorim, Luanna Klaren de Azevedo; Pires, Ariane da Silva; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Cunha, Lidiane Passos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(1): 283-288, jan.-mar. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908411

Objetivo:

analisar o uso do conceito de resiliência nos objetos de estudo da linha de pesquisa sobre Saúde do Trabalhador.

Método:

Revisão narrativa, desenvolvida nas bases eletrônicas de dados. Palavras de busca resiliência e Saúde do Trabalhador. Não houve recorte temporal, mas optou-se por fazer restrição quanto ao idioma somente produções em português e espanhol.

Resultados:

Captaram-se oito artigos. Dentre os selecionados, quatro possuíam textos completos, um estava em inglês e três encontravam-se em português, dos quais apenas dois relacionavam-se com o objeto de estudo.

Conclusão:

O estudo da resiliência é relativamente recente nas ciências humanas, sociais e da saúde, porém o conhecimento dos fatores relacionados à resiliência poderá fornecer subsídios aos trabalhadores para o entendimento dos determinantes e os fatores que podem fortalecer suas próprias resiliências.
Biblioteca responsável: BR1208.1