Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença / Enseñanza de trabajo de enfermería y repercusiones en la enfermedad desalud proceso / Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process

D’Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht; Almeida, Caroline Muller; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pires, Ariane; Madriaga, Luiz Carlos Veiga; Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(1): 196-202, jan.-mar. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908422

Objetivo:

identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores.

Métodos:

pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados:

evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal.

Conclusão:

a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.
Biblioteca responsável: BR1208.1