Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A satisfação dos pacientes com o cuidado de enfermagem na hemodiálise / La satisfacción de los pacientes con los cuidados de enfermería en hemodiálisis / The patients’ satisfaction with nursing care in hemodialysis

Santos, Felipe Kaezer dos; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Silva, Frances Valéria Costa e; Marques, Sérgio Corrêa; Cunha, Lidiane Passos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(2): 432-440, abr.-jun. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908461

Objetivo:

conhecer a satisfação dos pacientes da hemodiálise com relação aos cuidados de enfermagem por parte dos enfermeiros.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa do tipo descritivo, transversal e exploratório. A coleta de dados foi realizada utilizando o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), composto de 25 questões que abordam três dimensões do cuidado de enfermagem confiança; educacional e técnico profissional. Cada questão pode ser pontuada de 1 a 5, sendo 2,5 a média entre satisfeitos e insatisfeitos. Foram incluídos 100 pacientes que realizam hemodiálise em um centro de diálise do Rio de Janeiro.

Resultados:

A média geral de satisfação foi de 3,8; ao passo que a dimensão confiança teve 3,78; a dimensão educacional 3,6 e a dimensão técnico-profissional 4,02.

Conclusão:

Apesar do escore de satisfação acima da média, a análise pormenorizada das questões do ISP revela que os pacientes da hemodiálise desejam maior atenção e presença do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1208.1