Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos em enfermagem ao idoso em UTI: uma revisão integrativa / Cuidados paliativos en enfermería a adultos mayores en UCI: una revisión integrativa / Palliative nursing care in the elderly in UCI: an integrative review

Luiz, Marina Mendes; Mourão Netto, José Jeová; Vasconcelos, Ana Karina Barbosa; Brito, Maria da Conceição Coelho.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(2): 585-592, abr.-jun. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908477

Objetivo:

identificar as principais intervenções e ações da enfermagem ao paciente idoso sob cuidados paliativos em UTI.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo revisão integrativa, do qual foram analisados 16 artigos publicados entre os anos de 2005 a 2014, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bdenf. Para a seleção e análise dos artigos foi utilizado um instrumento validado.

RESULTADOS:

A maioria dos artigos foram publicados no ano de 2013, em periódicos de enfermagem geral, emergindo três categorias temáticas a Enfermagem no alívio da dor e sofrimento em cuidados paliativos, a comunicação como tratamento terapêutico e abordagem multiprofissional em UTI como estratégia de cuidado.

CONCLUSÃO:

Propõe-se que pesquisas posteriores sejam realizadas, na tentativa de aprofundar e publicar estratégias para um bom atendimento ao idoso sob cuidados paliativos em terapia intensiva e melhorar o método de assistência nos ambientes de trabalho. DESCRITORES Cuidado Paliativo; Idoso; Unidades de Terapia Intensiva.
Biblioteca responsável: BR1208.1