Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem ambulatorial: percepção de transplantados cardíacos sobre a consulta de enfermagem ambulatorial / Atención ambulatoria de enfermería: percepción de los trasplantados cardiacos acerca de la consulta de enfermería ambulatoria / Outpatient nursing care: perception of the heart transplant patients onoutpatient nursing consultation

Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Silva, Jéssica Naiane Gama da; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Florêncio, Raquel Sampaio; Freitas, Teresa Cristina de; Justino, Paulo Ricardo da Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(4): 984-989, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908497

Objetivo:

conhecer a percepção de transplantados cardíacos em relação à consulta de enfermagem em um ambulatório na Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca (UTIC).

Método:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado na UTIC de um hospital público, localizado em Fortaleza, Ceará, de julho a novembro de 2013, com 11 pacientes transplantados cardíacos. Os discursos foram obtidos por meio da entrevista teóricos da hermenêutica.

Resultados:

Os pacientes revelaram o impacto sofrido pelo transplante cardíaco e satisfação no acolhimento pelos profissionais, em especial a enfermeira. Expressaram o reconhecimento das orientações prestadas, das modificações estabelecidas nesse processo e do vínculo entre enfermeira-paciente.

Conclusão:

Os transplantados cardíacos compreenderam que a enfermeira age de forma humanizada, acolhedora, cria vínculos e promove o autocuidado, a fim de garantir melhorias na saúde, por meio da consulta de enfermagem ambulatorial.
Biblioteca responsável: BR1208.1