Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos de enfermeiros que atuam junto a pacientes com câncer em fase terminal / Sentimientos de enfermeros que trabajan con pacientes con cáncer enfase terminal / Feelings of nurses who work with cancer patients in terminal phase

Alencar, Delmo de Carvalho; Carvalho, Antonia Taísa de; Macedo, Rejane Lopes de; Amorim, Ana Maria Neiva Eulálio; Martins, Álissan Karine Lima; Gouveia, Marcia Teles de Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(4): 1015-1020, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908501

Objetivo:

Identificar os sentimentos de enfermeiros que atuam junto a pacientes com câncer em fase terminal.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada com dez enfermeiros do setor de oncologia de um hospital de Teresina, Piauí, Brasil. Coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada, submetida à análise temática. Obtenção de parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santo Agostinho, conforme Parecer nº 350/2010.

Resultados:

Para os enfermeiros, uma das maiores ansiedades enfrentadas é lidar com a morte, vista como fenômeno doloroso e de difícil aceitação. A maioria dos profissionais admitiu o despreparo no manejo e enfrentamento desta condição, experienciando de forma conflituosa, amarga e cruel tal vivência.

Conclusão:

Mediante a fragilidade dos sentimentos dos enfermeiros, urge apoio ao profissional da área oncológica com formações de grupos de apoio ao profissional, a fim de compartilhar experiências e minimizar o sofrimento emocional.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1