Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da capacidade funcional de idosos: atividade das equipes da estratégia de saúde da família / Evaluación de la capacidad funcional de ancianos: actividad de los equipos de la estrategia de salud familiar / Functional capacity evaluation of elderly people: activity of the family health strategy teams

Marandini, Bianca Araujo Nunes; Silva, Bárbara Tarouco da; Abreu, Daiane Porto Gautério.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(4): 1087-1093, out.-dez. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908523

Objetivo:

avaliar a capacidade funcional de idosos que participam de grupos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da família e verificar como a participação no grupo influencia a capacidade funcional para realização das atividades de vida diária.

Métodos:

Pesquisa quantiqualitativa, exploratório-descritiva, realizada com pessoas idosas em município do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevista e aplicação de instrumentos para avaliação da capacidade funcional. Os dados foram analisados por distribuição de frequência e por análise temática. Aprovado pelo Comitê de Ética, sob Parecer no 93/2015.

Resultados:

Os participantes do grupo são maioria independente nas atividades básicas de vida diária, sendo 97% (29). Nas atividades instrumentais da vida diária, 37% (11) apresentaram pontuação máxima, sendo independentes. Os idosos avaliaram que o grupo auxilia na manutenção de independência e autonomia.

Conclusão:

A avaliação da capacidade funcional possibilita o diagnóstico de alterações e a implementação de intervenções que promovam a independência e a autonomia do idoso.
Biblioteca responsável: BR1208.1