Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discursos sobre a tuberculose: estigmas e consequências para o sujeito adoecido / Discourses on tuberculosis: stigma and consequences for the subject ill / Discursos sobre la tuberculosis: el estigma y las consecuencias para el enfermo

Souza, Káren Mendes Jorge de; Sá, Lenilde Duarte de; Assolini, Filomena Elaine Paiva; Queiroga, Rodrigo Pinheiro Fernandes; Surniche, Catiucia de Andrade; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. enferm. UERJ ; 23(4): 475-480, jul.-ago. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-908757
O adoecimento por tuberculose é um processo subjetivo, que afeta a busca pelos cuidados de saúde. Esta pesquisa objetivou investigar como discursos sobre a tuberculose afetam o sujeito adoecido em tratamento hospitalar. Utilizando a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas, em 2009, no município de João Pessoa - PB, com 16 doentes, sendo a maioria do sexo masculino, com idade média de 37,5 anos e ensino fundamental incompleto. O material foi organizado no software Atlas.ti e tratado segundo o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa. Observou-se que aposição discursiva dos doentes de tuberculose entrevistados remete a um lugar de passividade, devido às formações imaginárias que o significam como um sujeito sem direitos reclamados, sofrendo, assim, um processo de apagamento e interdição. Em conclusão, foi identificada a necessidade de serem desenvolvidos modos de desestigmatização do ser doente de tuberculose, mediante a problematização de discursos cristalizados, particularmente nas instituições de saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR 1366.1