Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alteridade e empatia: virtudes essenciais para a formação do cirurgião-dentista / Alterity and empathy: essential virtues for the formation of the dentist

Bark, Marcelo Mocelin; Posanski, Marjory; Oliveira, Kauhanna Vianna de; Brancher, João Armando; Kriger, Léo; Gabardo, Marilisa Carneiro Leão.
Rev. ABENO ; 18(2): 104-113, maio 2018.
Artigo em Português | BBO | ID: biblio-908782
O atendimento profissional vinculado à saúde se deve a certas premissas que ultrapassam o aspecto meramente técnico. Para que transformações ocorram, a atenção às mudanças curriculares é indispensável durante a formação do cirurgião-dentista. O ensino superior carece de estratégias que remodelem a forma de se pensar o outro. Empatia e alteridade são virtudes que, se desencadeadas, podem alterar a relação profissional-paciente. Buscou-se elucidar o significado desses conceitos, como proposta reflexiva em consonância com o atendimento humanizado em saúde, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e o contato com o Sistema Único de Saúde (SUS), como propulsores de transformações no meio acadêmico. Adotou-se a revisão narrativa da literatura, pela pesquisa documental, contemplando a legislação nacional acerca da educação superior em Odontologia, somada a consulta às bases científicas Medline, LILACS e SciELO. As palavras-chave empregadas foram alteridade, empatia, empathy, humanização da assistência e humanization of assistance, no período de 2004 a 2017. Foram selecionados textos completos na área odontológica que contemplassem a interrelação entre os temas. A síntese qualitativa da literatura consultada permitiu a observação de que houve uma mudança, ainda não totalmente concretizada, mas relevante, com relação à ultrapassagem do foco apenas técnico e curativo, como bem proposto nas DCN e tão almejado pelo SUS quanto ao profissional ingressante na vida pública. Concluiu-se que o atendimento humanizado em Odontologia ainda é um desafio. Contudo, mudanças acadêmicas que suscitem o despertar das virtudes de alteridade e empatia devem se concretizar (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1