Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro para profissionais de saúde não enfermeiros / Social representations of nurses' professional autonomy among non-nursing health personnel / Representaciones sociales de la autonomía profesional del enfermero para profesionales de salud no enfermeros

Santos, Érick Igor dos; Alves, Yasmin Rayanne; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Ramos, Raquel de Souza; Santo, Caren Camargo do Espírito.
Rev. enferm. UERJ ; 23(4): 481-487, jul.-ago. 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-909625
Objetivou-se analisar as representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro para profissionais de saúde não enfermeiros de um hospital público da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, exploratório, realizado no ano de 2015, sob a abordagem estrutural da Teoria e Método das Representações Sociais com 53 profissionais de saúde. Eles responderam ao formulário de evocações livres, verbalizando as cinco primeiras palavras que lhes incorressem a partir do termo indutor autonomia profissional do enfermeiro. Para análise, utilizou-se o software EVOC 2003. Compuseram o provável núcleo central da representação as evocações cuidado, equipe e responsabilidade, que expressam fortes dimensões imagética e avaliativa. A maioria dos sujeitos reconheceu a existência de autonomia profissional do enfermeiro. Conclui-se haver, essencialmente, posicionamento favorável do grupo sobre o objeto de representação. Porém, a escassez de dimensões afetiva e prática revela que se trata de uma representação ainda em consolidação.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR 1366.1