Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Equilíbrio postural e sarcopenia em idosos com e sem neuropatia diabética / Postural balance and sarcopenia in elderly with and without diabetic neuropathy

Ernandes, Rita de Cássia; Scherrer Júnior, Gerson; Alonso, Angélica Castilho.
Fisioter. Bras ; 19(1): f:96-I:109, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-910216

Introdução:

A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é considerada um problema de saúde permanente e a Neuropatia Periférica (NP) é a complicação mais prevalente da doença. Seus sintomas e limitações ocasionam alterações das vias sensoriais e motoras, resposta neuromuscular anormal a distúrbios posturais, contribuindo para modificar o equilíbrio. A sarcopenia, perda involuntária da massa muscular, tem sido identificada como uma via comum associada à incapacidade física entre idosos.

Objetivo:

Analisar a produção científica acerca da abordagem do equilíbrio postural e da sarcopenia em idosos, na DM2 e na NP.

Métodos:

Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica em 5 bases de dados nos últimos 10 anos, em inglês, português e espanhol, que abordaram idosos acima de 65 anos de ambos os sexos.

Resultados:

A grande variedade de testes e intervenções usadas identifica estágios diversos relacionados ao DM, à NP e à sarcopenia em idosos. Foram encontradas 317 referências sobre Equilíbrio Postural, DM e NP, foram inclusos seis artigos para Equilíbrio Postural/DM2 e 16 para Equilíbrio Postural/NP. Das 142 referências sobre sarcopenia, DM2 e NP, foram inclusos quatro sobre sarcopenia/DM2; não foi incluído nenhum artigo para Sarcopenia/NP.

Conclusão:

A DM2 tem grande influência nos parâmetros posturais e declínio acelerado da massa muscular e a NP é um fator determinante para causas de distúrbios posturais. Os resultados poderão ser ainda mais significativos se em estudos futuros forem analisadas a influência da sarcopenia com NP em idosos, pois não foi encontrado nenhum artigo que abordasse esse tema especificamente. (AU)
Biblioteca responsável: BR1561.1