Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado à mulher em situação de violência doméstica: representações de enfermeiras(os) hospitalares / Care for women in domestic violence situation: representations of hospital nurses

Acosta, Daniele Ferreira; Gomes, Vera Lúcia d Oliveira; Oliveira, Denize Cristina; Marques, Sergio Corrêa; Gomes, Giovana Calcagno.
Rev. eletrônica enferm ; 19: [10], 20170821. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-910562
Estudo objetivou analisar a estrutura e os conteúdos das representações sociais de enfermeiras(os) acerca do cuidado à vítima de violência doméstica. Participaram enfermeiras(os) de dois hospitais públicos de médio porte do município do Rio Grande/RS. Os dados foram colhidos por meio de evocações livres frente ao termo indutor "cuidado à vítima" e analisados por software. As(os) enfermeiras(os) possuem as representações centradas no cuidado psicossocial demonstrado pelos termos presentes no núcleo central. Na zona de contraste infere-se a presença de um subgrupo que reconhece a importância do cuidado físico, sem se limitar a ações tecnicistas. Na periferia evidencia-se a face com o trabalho frente aos termos assistência e orientação. Profissionalismo revela a necessidade de abordar o objeto com base no saber reificado. Considera-se que por se tratar de um tema com carga emocional, somado à hospitalização e a fragilidade da vítima, o enfoque psicossocial é mais significativo no contexto do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1854.9