Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aquisição de conhecimento para comunicação na consulta de enfermagem com o cego / Knowledge acquisition on communication with blind patients in nursing consultation

Soares, Jaqueliny Rodrigues; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Barbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro; Maia, Evanira Rodrigues.
Rev Rene (Online) ; 19: e3490, jan. - dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-913518

Objetivo:

avaliar a aquisição de conhecimento de enfermeiros na consulta de enfermagem sobre comunicação com o cego.

Métodos:

pesquisa avaliativa, realizada por questionários aplicados antes e após a vivência de um programa educacional na modalidade de curso a distância. Utilizou-se o software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto para análise lexical dos dados.

Resultados:

participaram 24 enfermeiros no pré-teste e 11 no pós-teste. Antes do curso, observou-se domínio limitado na temática, em especial da forma não verbal. Houve predomínio do uso da fala e da escrita na consulta de enfermagem. Após o curso, houve apreensão de elementos, formas e funções da comunicação verbal; melhoria do domínio das teorias não verbais; e suas aplicações na consulta com o cego.

Conclusão:

o programa educacional permitiu a aquisição de conhecimentos de enfermeiros para comunicação verbal e não verbal com o cego na consulta de enfermagem na Atenção Primária.(AU)
Biblioteca responsável: BR6.1