Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções da equipe de enfermagem acerca da prática da educação em saúde em um centro de tratamento de queimados / Perceptions of the nursing team about the practice of health education in a center of burn treatment / Percepciones del staff de enfermería sobre lapráctica educación en salud en un centro de tratamiento de quemaduras

Lima, Vitória Ximenes; Brito, Maria Eliane Maciel de.
Rev. bras. queimaduras ; 15(2): 110-105, abr-jun.2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-915061

Objetivo:

Analisar a percepção da equipe de enfermagem acerca da prática da educação em saúde no contexto hospitalar em um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Método:

Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, na qual participaram oito enfermeiras que trabalham no CTQ. A coleta de dados foi realizada por meio do roteiro de entrevista semiestruturada, aplicada de forma particular e em ambiente reservado no próprio local de trabalho das enfermeiras que aceitaram participar como sujeitos de pesquisa, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados:

Os dados foram analisados segundo a técnica da análise temática. Após a análise dos dados por meio das unidades de significado e processo de categorização, emergiram três temáticas essenciais, sendo elas Percepção do enfermeiro sobre Educação em Saúde; Educação em Saúde Contribuições para o cuidado em queimadura; Estratégias para Implementação da Educação em Saúde no Contexto Hospitalar.

Conclusão:

As participantes do estudo destacam a importância de inserir, de forma consistente, a educação em saúde na instituição, valorizando sua relevância em toda a rede de saúde. Contudo, as observações permitem afirmar que as mesmas não a colocam em prática de forma rigorosa, existindo a necessidade de organização e preparo das ações educativas a serem desenvolvidas junto aos pacientes e/ou acompanhantes. DESCRITORES Educação em Saúde. Enfermagem. Assistência Hospitalar. Unidades de Queimados.
Biblioteca responsável: BR1.1