Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As interfaces do ambiente para a saúde: um estudo com crianças / Las interfaces del ambiente para la salud: un estudio con niños / Environmental interfaces in health: a study of school agers

Fonseca, Arina; Santo, Fátima Helena do Espírito; Berardinelli, Lina Márcia Miguéis; Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade.
Rev. enferm. UERJ ; 23(6): 754-760, nov./dez. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915359
O estudo objetivou analisar o conhecimento de crianças sobre vida saudável, o que pode torná-las corresponsáveis pela própria saúde. trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva do tipo pesquisa-ação, em que foram entrevistadas 19 crianças de 7 a 12 anos em uma Policlínica Militar do município de Niterói/RJ. Durante a consulta de enfermagem, foi realizada entrevista semiestruturada, entre os meses de agosto e setembro de 2013. Os dados foram coletados e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, seguida por categorização. Os resultados demonstraram que as crianças possuem conhecimentos capazes de fomentar uma vida baseada em comportamentos saudáveis, mas, para isto, é necessário incentivo e ações de profissionais que gerem interfaces de relações produtivas com as crianças. Concluiu-se que o enfermeiro pode ser o mediador destas interfaces e contribuir para a autonomia das crianças na corresponsabilidade para desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1