Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ensino da saúde do trabalhador em um curso de graduação em enfermagem / Teaching occupational health and safety in an undergraduate nursing course / Enseñanza de la salud del trabajador en un curso de enfermería en Universidad

Fernandes, Marcela Costa; Souza, Norma Valeria Dantas de Oliveira; Mafra, Iraneide Ferreira; Pôças, Claudia Regina Menezes da Rocha; Santos, Déborah Machado dos; Silva, Bruno Lira da.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e23052], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915696

Objetivo:

identificar e analisar a configuração do ensino da saúde do trabalhador na formação de graduação do enfermeiro em uma instituição pública.

Método:

pesquisa realizada em instituição universitária pública no município do Rio de Janeiro, teve abordagem qualitativa e como participantes 12 docentes atuantes no curso de graduação em Enfermagem, desenvolvendo conteúdo sobre saúde do trabalhador. Estudo aprovado pelo comitê de ética sob protocolo 06/2012. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2012 por meio de entrevista semiestruturada, e em documentos disponibilizados pela Coordenação de Graduação.

Resultados:

os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo, resultando na categoria contradições no ensino da saúde do trabalhador. Constatou-se distanciamentos entre os discursos dos participantes e o teor dos documentos pedagógicos, verificando-se contradições no desenvolvimento do conteúdo relacionado à saúde do trabalhador.

Conclusão:

há necessidade de melhor articulação entre teoria e prática, e também de discussão sobre a pertinência da formação generalista do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1