Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A representação social do cuidado ao paciente soropositivo ao HIV/AIDS entre profissionais de saúde / Social representation by health professionals of care for patients with HIV/AIDS / La representación social del cuidado al paciente seropositivo al VIH/SIDA entre los profesionales de salud

Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Thiengo, Priscila Cristina da Silva; Oliveira, Denize Cristina de; Rodrigues, Jeferson.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e22321], jan.-dez. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915711

Objetivos:

identificar a estrutura representacional do cuidado ao paciente soropositivo ao HIV/AIDS entre os profissionais de saúde, descrever sua representação através das abordagens estrutural e processual, analisar as representações construídas e discutir a mudança de conhecimentos e práticas a partir delas.

Método:

pesquisa qualitativa orientada pela Teoria das Representações Sociais. Os 148 participantes foram profissionais de instituições públicas do Rio de Janeiro. Empregou-se questionários de caracterização, evocações livres e entrevista semiestruturada, em 2011 e 2012. A análise utilizou o quadro de quatro casas constituído a partir do software EVOC 2003.

Resultados:

dos constituintes do núcleo central, o maior destaque foi elemento amor, com maior freqüência de evocação (52) e ordem média de importância (2,712).

Conclusão:

a representação social do cuidado entre profissionais de saúde tem, em sua estrutura e organização, como elemento central o amor. A importância da oferta desse cuidado amoroso está na humanização das ações, principalmente no respeito à singularidade desse indivíduo adoecido
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR1366.1