Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil empreendedor de docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública / Enterprising profile of teachers of the nursing course at a public university / Perfil emprendedor de los profesores del curso de enfermería de una universidad pública

Tossin, Cassieli Beatrice; Silva, Larissa Gutierrez de Carvalho da; Rossaneis, Mariana Ângela; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e22233], jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915836

Objetivo:

analisar a tendência empreendedora de docentes do curso de enfermagem de uma universidade estadual pública.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado com 85 docentes de enfermagem, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, com a aplicação do Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG), juntamente com questões sociodemográficas e ocupacionais. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina-PR, com CAAE 36742514.40000.5231.

Resultados:

os entrevistados apresentaram de média a alta tendência empreendedora e, dentre os que obtiveram alta tendência, a autonomia foi a dimensão mais prevalente. Houve baixa pontuação na dimensão de propensão em assumir riscos calculados.

Conclusão:

o empreendedorismo na enfermagem necessita ser abordado no meio acadêmico, pois influencia no desenvolvimento social e profissional do enfermeiro. Estratégias de disseminação da cultura empreendedora entre alunos e docentes de enfermagem precisam ser incentivadas.
Biblioteca responsável: BR1366.1