Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa crônica e as implicações para o cuidado de enfermagem / The therapeutic route of chronic venous ulcer bearing patients and its effects towards nursing care

Silva, Jocimeli Aline Amaral da; Rodrigues, Sandra Ost; Abreu, Carla Senhorinha Silveira de; Santos, Renan Rosa dos; Peiszak, Greice Machado; Durgante, Vânia Lúcia.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1041-1049, out.-dez. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915945

Objetivo:

Conhecer o itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa crônica e as implicações para o cuidado de Enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa desenvolvida em um centro de cuidados de Enfermagem. Participaram do estudo 11 pessoas com diagnóstico de úlcera venosa crônica. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada, e analisados de acordo com a análise temática de Minayo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas.

Resultados:

O itinerário terapêutico da pessoa com úlcera venosa crônica foi influenciado pelo saber popular, o apoio familiar e espiritual, além das relações com os serviços de saúde, que se mostraram fragmentados e nem sempre resolutivos.

Conclusão:

Evidenciou-se que estudos sobre itinerário terapêutico constituem-se como uma ferramenta para avaliar a qualidade da assistência de Enfermagem. Esta pesquisa teve como limitações poucas publicações na área da Enfermagem sobre essa temática
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1