Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O suporte social como estratégia de enfrentamento de pessoas com deficiência frente a situações de violência social / Support as coping strategy of disabled people when faced with violence situations / Apoyo social como estrategia de afrontamiento personas con discapacidad se enfrentan con situaciones de violencia

Carvalho, Aline Maria Furtado de; Lopes, Roberlandia Evangelista; Oliveira, Eliany Nazaré; Nunes, Joyce Mazza.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 991-997, out.-dez. 2018. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916064

Objetivo:

Compreender o suporte social utilizado por pessoas com deficiência frente a situações de violência e como este contribui para a melhoria do processo saúde-doença-cuidado desses indivíduos.

Método:

Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado de agosto/2015 a julho/2016. Participaram 102 pessoas com deficiência.

Resultados:

As categorias despertaram para uma rede composta por grupos sociais, na seguinte ordem de importância familiares, amigos e comunidade, considerados como fonte de apoio informal fornecendo suporte emocional; profissionais da saúde e religião, como fontes de apoio formal. Esta é apontada como suporte emocional, e aqueles como suporte informacional e emocional; e as mídias citadas como apoio informacional necessário para enfrentar as violências diárias.

Conclusões:

A busca por suporte social apresenta-se como estratégia positiva de enfrentamento das violências diárias. O apoio ofertado minimiza por vezes os processos de adoecimento
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1