Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de infecção de trato urinário no primeiro mês pós-transplante renal em um hospital universitário / Prevalence of urinary tract infection in the first month after kidney transplant at a university hospital / Prevalencia de infección del tracto urinario en el primer mes postrasplante renal en un hospital universitario

Muniz, Natasha Cristina Cunha; Santos, Felipe Kaezer dos; Silva, Frances Valéria Costa e; Tavares, Joyce Martins Arimatea Branco; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Vieira, Ingrid Fernanda Oliveira.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e26479], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916088

Objetivo:

identificar a prevalência dos casos de infecção de trato urinário (ITU) em pacientes submetidos ao transplante renal durante o primeiro mês após o procedimento e analisar os possíveis fatores explicativos para tal ocorrência.

Método:

estudo quantitativo de coorte retrospectivo, realizado através da análise dos prontuários e do banco de dados do laboratório de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados no período entre março e julho de 2016, incluindo 73 pacientes. Os dados coletados compuseram um banco de dados e foram analisados de forma descritiva utilizando-se o software STATA. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer de número 1.517.614.

Resultados:

houve maior incidência de ITU em pacientes do sexo feminino e submetidos longos períodos de internação.

Conclusão:

alto o índice de ITU no primeiro mês após o transplante renal. Ao fim do estudo, foi possível destacar os possíveis fatores relacionados à este índice, como o uso de indução imunossupressora.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1