Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da intervenção educativa em grupo para diabéticos assistidos em um Centro de Saúde Escola / Evaluation of group educational intervention for diabetics receiving care at Teaching Clinic / Evaluación de la intervención educativa en grupo para diabéticos atendidos en un centro de salud escuela

Barbosa, Lannye; Borges, Priscila Costa Pontes; Lemos, Suyane de Souza; Cesarino, Claudia Bernardi.
Rev. enferm. UERJ ; 24(2): e4968, mar.-abr. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916226

Introdução:

grupos educativos promovem troca de experiências entre os integrantes e desenvolvem habilidades necessárias para o controle adequado do problema.

Objetivo:

relatar a avaliação da intervenção educativa, com o uso do questionário de conhecimento de diabetes mellitus, no Centro de Saúde Escola de São José do Rio Preto.

Método:

trata-se de um estudo de relato de experiência através da descrição de intervenção educativa. A amostra foi constituída de 64 pacientes diagnosticados com diabetes mellitus que são acompanhados em um Centro de Saúde Escola do município de São José do Rio Preto, SP, Brasil, no período de 2007 a 2008. A análise dos dados foi estatística descritiva.

Resultados:

o grupo que recebeu as orientações apresentou melhores resultados quando comparado ao grupo controle.

Conclusão:

notou-se a importância da orientação em grupo como um meio eficaz no aumento dos conhecimentos a respeito da doença proporcionando um melhor controle da doença. Sugerem-se estudos com intervenções futuras nesta área do conhecimento.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1