Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais do HIV/AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome / Social representations of HIV/AIDS for people living with the syndrome / Representaciones sociales del VIH/SIDA para las personas que viven con el síndrom

Braga, Renato Martins de Oliveira; Lima, Thiago Pereira; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Oliveira, Denize Cristina de; Spindola, Thelma; Marques, Sergio Corrêa.
Rev. enferm. UERJ ; 24(2): e15123, mar.-abr. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916383

Objetivo:

analisar os conteúdos representacionais do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome.

Método:

estudo qualitativo pautado na Teoria das Representações Sociais (TRS), em sua abordagem processual. Participaram da investigação 30 pessoas soropositivas para o HIV que responderam a uma entrevista semiestruturada, em um hospital público da rede municipal, localizado no Rio de Janeiro, entre junho e dezembro de 2010. Os achados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram três categorias no processo de análise os significados da AIDS entre sentimentos e definições; as imagens da aids doença incurável, morte e Cazuza; e o enfrentamento da aids a abordagem de algumas estratégias.

Conclusão:

ocorreram mudanças nas representações do HIV/AIDS quanto às formas de enfrentamento do diagnóstico pelas pessoas que vivem com a síndrome.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1