Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade da atenção primária à saúde no Brasil e associação com o Programa Mais Médicos / Primary health care performance in Brazil and association with the More Doctors physician recruitment program / Calidad de la atención primaria de salud en Brasil y relación con el Programa Más Médicos

Rech, Milena Rodrigues Agostinho; Hauser, Lisiane; Wollmann, Lucas; Roman, Rudi; Mengue, Sotero Serrate; Kemper, Elisandrea Sguario; Florencio, Alexandre de Souza Ramos; Alfaro, Gerardo; Tasca, Renato; Harzheim, Erno.
Rev. panam. salud pública ; 42: e164, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-916626
Objetivo. Avaliar a qualidade da atenção primária à saúde (APS) no Brasil e sua associação com o Programa Mais Médicos (PMM). Métodos. Este estudo transversal de abrangência nacional utilizou a ferramenta PCATool-Brasil para avaliar a qualidade da APS a partir da experiência dos usuários vinculados a três categorias de médicos médicos brasileiros do PMM, médicos cubanos do PMM e médicos brasileiros não vinculados ao PMM. Os seguintes escores foram calculados Escore Geral da APS, Escore de Acesso e Escore de Longitudinalidade. A associação entre o Escore Geral obtido, a categoria do médico e outras características dos usuários e dos profissionais foi investigada por análise multinível. Resultados. O Escore Geral da APS para o Brasil foi 6,78, e o Escore de Longitudinalidade, 7,43. Não houve diferença entre esses escores para as três categorias de médicos. O Escore de Acesso para o Brasil foi de 4,24, havendo diferença pequena, mas significativa (P-valor < 0,001), entre as categorias de médicos médicos cubanos do PMM com 4,43 (IC 4,32 a 4,54), médicos brasileiros do PMM com 4,08 (IC 3,98 a 4,18) e médicos brasileiros não vinculados ao PMM com 4,20 (IC 4,09 a 4,32). Na análise multinível, idade, estrato socioeconômico, presença de doenças crônicas e o fato de o médico realizar visita domiciliar influenciaram positivamente o Escore Geral. Conclusões. O tipo de médico não influenciou o grau de orientação aos atributos da APS (Escore Geral) no Brasil. O PMM associou-se a maiores Escores de Acesso em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica. Com a análise multinível, identificamos que o fortalecimento da APS também pode ser alcançado ao reforçar papéis fundamentais dos médicos que trabalham na APS (como as visitas domiciliares) e aprimorar o acesso das populações de maior vulnerabilidade socioeconômica e de pessoas mais jovens ou sem doenças crônicas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1