Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O uso de decanoato de androlona e treinamento muscular respiratório no tratamento de paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: relato de caso

Auriema, Alethéia Eskel; Souto Maior, Ana Carolina.
São Paulo; Fisioweb; 2009.
Não convencional em Português | Coleciona SUS, Coordenação de Apoio e Desenvolvimento à Gerência Hospitalar-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Hospital Municipal São Luis Gonzaga-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: biblio-937147
A fraqueza muscular respiratória desempenha um importante papel na fisiopatologia da insuficiência respiratória em pacientes com DPOC e o treinamento muscular respiratório tem sido preconizado como forma de aumentar a resistência e a força dessa musculatura, melhorar a tolerância ao exercício e diminuir a dispnéia. Estuda-se os efeitos do uso de esteróides anabolizantes como terapêutica complementar, sendo o decanoato de nandrolona o mais utilizado. Apesar do aumento de força, massa e pressão da musculatura respiratória quando administrado esteróide anabolizante e do já consagrado efeito benéfico do treinamento muscular respiratório neste tipo de paciente, pouco se sabe a respeito da associação dessas duas técnicas.

Objetivo:

Apresentar a evolução de um paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica após a introdução do treinamento muscular respiratório associado à administração de decanoato de nandrolona. Relato de Caso Paciente do gênero feminino, 67 anos, DPOC, admitida no Pronto Socorro da ISCMSP na unidade do HSLG apresentando dispnéia e broncoespasmo. Durante internação, realiza treinamento muscular respiratório associado à administração de decanoato de nandrolona.

Conclusão:

O treinamento muscular inspiratório associado à administração de decanoato de nandrolona trouxe diversos benefícios para a paciente em questão, porém se faz necessária a realização de mais estudos a fim de mensurar e quantificar os benefícios desse tipo de tratamento e estabelecer um protocolo mais específico para este tipo de paciente.
Biblioteca responsável: BR2105
Localização: BR2105