Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto do uso do ambiente virtual de aprendizagem nas ações educativas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Sartor, Sergio Guerra; Perdigão, Vera Lucia Monteiro; Lagoa, Dagoberto Eloy; Trotta Junior, Décio; Melo, Maik Tavares de; Santos, Maria Regiane Silva dos; Santucci, Laura Aparecida Christiano.
São Paulo; SMS; out. 2011. 12 p.
Não convencional em Inglês | LILACS, Coleciona SUS, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: biblio-937334
A eficiência e eficácia dos serviços públicos de prevenção e atenção à saúde são muito influenciadas pelo adequado processo de formação e qualificação dos seus colaboradores. Uma das maiores dificuldades enfrentadas na implementação de sistemas abrangentes de capacitação e formação de pessoal em Saúde Pública em estados e municípios de grande porte, como São Paulo, é deslocar esses profissionais do seu trabalho cotidiano e levá-los até centros dedicados a essa tarefa. Assim sendo, em 2008 decidiu-se desenvolver e implantar um sistema que permitisse dar acesso aos funcionários nos seus locais de trabalho a cursos e capacitações. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) adotou a tecnologia LMS MOODLE Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, para a gestão dos cursos a distância e presencial. Material e

Métodos:

Foram utilizados como fontes de informação os dados registrados, em cada turma de cada um dos cursos existentes na plataforma MOODLE da SMS, e, para os cursos validados, utilizou-se também os dados constantes na Proposta de Validação e nos respectivos Relatórios de Conclusão; dos cursos realizados no período de março de 2009 até julho de 2011. A análise estatística descritiva foi realizada utilizando-se o programa de planilhas eletrônicas Excel 2007.

Resultados:

No período do estudo foram desenvolvidos 14 cursos que utilizaram o AVA da SMS. A média de carga horária dos cursos foi de 38 horas com desvio padrão igual a 28 horas, sendo que dessas 38 horas, 14 (em média) foram presenciais e 24 à distância. Um total de 2986 alunos foram inscritos nesses cursos o que correspondeu a mais de 30.000 horas de educação a distância (exclusiva). Do total de alunos inscritos, 2305 foram aprovados levando a um índice de aprovação de 77%. Diversas áreas da SMS desencadearam necessidade de capacitação à distância; destacaram-se, entretanto, a Escola Municipal de Saúde e a Coordenação de Atenção Básica.

Conclusão:

Os resultados encontrados propiciaram a esta equipe debates e reflexões com relação à modalidade de educação a distância da SMS fazendo com que definíssemos uma série de ações norteadoras para subsidiar os processos pedagógicos e de avaliação. Essas ações, dentre as quais destacamos 1. Adoção da planilha excel elaborada neste trabalho para o gerenciamento dos cursos, na modalidade EaD no Setor Técnico de Educação á Distância da EMS; 2. Necessidade de sensibilizar as áreas de SMS que ainda não fazem uso desta modalidade de ensino; 3. Criação de um instrumento de avaliação dos cursos. 4. Criação de um instrumento de justificativa de desistência e 5. Necessidade de redefinir as categorias de cursos no AVA; têm como objetivo a organização do sistema de EAD visando a qualidade nos processos de Educação à distância da Escola Municipal de Saúde.
Biblioteca responsável: BR59.2
Localização: BR59.2; 37.018.43:614, S26i. 2128