Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contributions intervention project as an educational tool in the Program More Doctors / Contribuições do projeto de intervenção como ferramenta educativa no Programa Mais Médicos / Contribuciones del proyecto de intervención como una herramienta educativa en el Programa Más Médicos

Mourão Netto, José Jeová; Goyanna, Natália Frota; Cavalcante, Ana Egliny Sabino; Rodrigues, Antonia Regynara Moreira; Vasconcelos, Maria Aparecida Sousa; Aragão, Otávia Cassimiro.
Rev. enferm. UFPI ; 5(4)out.-dez. 2016.
Artigo em Português | BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-946127

OBJETIVO:

Sistematizar as vivências com o uso do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa.

METODOLOGIA:

estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, tratando-se de um Relato de Experiência ancorado no referencial de Holliday para sua sistematização, no contexto da orientação e implementação de Projetos de Intervenção por discentes do Programa Mais Médicos, entre 2014 e 2015.

RESULTADOS:

ao todo, foram 32 projetos orientados, em 12 municípios distintos do interior do Ceará. A partir dessa vivência, infere-se que dificuldades têm sido apresentadas pelos orientadores e educandos quanto ao entendimento do Projeto de Intervenção como estratégia educativa. A aplicação desta ferramenta está ancorada nos princípios da integração ensino-serviço-comunidade.

CONCLUSÕES:

a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o Projeto de Intervenção. Como ferramenta educativa, se mostrou potente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção. A formação médica ainda carece de estratégias inovadoras que subsidiem a transformação do modelo de formação.
Biblioteca responsável: BR1.1