Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos para o paciente com HIV/AIDS / Palliative care for HIV/Aids patients: ethical observance by nurses / Los cuidados paliativos ofrecidos a pacientes con VIH /SIDA: observaciones éticas adoptadas por los enfermeros

Vasconcelos, Monica Ferreira de; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Batista, Patricia Serpa de Souza; Lopes, Maria Emília Limeira.
Rev. enferm. UERJ ; 24(2): e26409, mar.-abr. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-946482

Objetivo:

investigar os princípios éticos adotados por enfermeiros na promoção de cuidados paliativos a pacientes com HIV/Aids, em um hospital universitário da Paraíba.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na clínica de doenças infectocontagiosas e no serviço de assistência especializado materno-infantil de um hospital universitário. Participaram do estudo oito enfermeiros. Os dados foram coletados em outubro de 2012, por meio de entrevista com formulário semiestruturado. Tratamento de dados pela técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

da análise, emergiu a categoria temática intitulada Respeito à dignidade humana, sigilo e privacidade do paciente com HIV/Aids.

Conclusão:

os enfermeiros inseridos no estudo reconhecem a importância dos princípios éticos, ao adotá-los na promoção dos cuidados paliativos para o paciente com HIV/Aids. Espera-se que este estudo possa ensejar discussões e reflexões sobre essa temática e subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1