Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da espiritualidade de quem vive com Aids: um estudo a partir da abordagem estrutural / Social representations about spirituality of people who lives with aids: un study according to structural approach

Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Marques, Sergio Correia; Apostolidis, Themistoklis; Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo; Souza, Karen Paula Damasceno dos Santos; França, Luiz Carlos Moraes.
Psicol. saber soc ; 5(2): 187-197, jul.-dez. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-947043
O objetivo do estudo é analisar os conteúdos que integram a representação social da espiritualidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids assistidas no serviço de atendimento especializado de um hospital universitário no Rio de Janeiro. É um estudo descritivo, de natureza qualitativa, apoiado na teoria do núcleo central das representações sociais, realizado no período de março a setembro de 2015 com 166 pacientes assistidos no Serviço de Atendimento Especializado em aids do referido hospital. Utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras ao termo indutor espiritualidade na coleta de dados e o questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes. Os dados do questionário foram organizados no software excel e os conteúdos das evocações foram tratados pela técnica do quadro de quatro casas e analisados à luz dos pressupostos da teoria do núcleo central. Os resultados evidenciaram que houve predomínio de pessoas do sexo masculino com idade entre 41 a 60 anos. Declararam-se, por ordem de frequência, católicos, espíritas e evangélicos, sendo que 30 indivíduos afirmaram não professar nenhuma religião. Os elementos que compõem o núcleo central da representação são ter fé, Deus e religião, sendo que ter fé e Deus são os possíveis elementos centrais pelos fortes laços que estabelecem com os demais termos presentes na representação. Conclui-se que a representação da espiritualidade está organizada em dois polos, o divino e o humano, que têm uma relação direta ou é mediado pela religião. (AU)
Biblioteca responsável: BR1691.1