Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de profissionais de saúde sobre HIV/AIDS: uma análise estrutural / Health personnel's social representations of HIV/AIDS: a structural analysis / Representaciones sociales de profesionales de la salud sobre el VIH/SIDA: un análisis estructural

Machado, Yndira Yta; Oliveira, Denize Cristina de; Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Rev. enferm. UERJ ; 24(1): e14463, jan.-fev. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947049

Objetivo:

analisar a estrutura da representação social sobre o HIV/AIDS para os profissionais de saúde.

Método:

estudo quantiqualitativo, descritivo, realizado com 214 profissionais, trabalhadores de unidades de saúde dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário de caracterização sócio-profissional e questionário de evocações livres. A análise foi realizada com auxílio dos softwares SPSS e EVOC.

Resultados:

constatou-se que a representação social do HIV/AIDS para os profissionais tem as palavras preconceito, medo, prevenção e cuidado no núcleo central. Os termos preconceito e medo sugerem a manutenção de significados negativos presentes na memória desses profissionais. Em contrapartida, os elementos cuidado e prevenção caracterizam a valorização atribuída pelos profissionais às práticas preventivas necessárias ao enfrentamento da doença.

Conclusão:

estudo contribuiu para a melhor compreensão do conteúdo e da estrutura das representações em foco, mas são necessárias mais pesquisas sobre o papel da normatividade social neste processo.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1