Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiros gerentes de um hospital de ensino: formação profissional, responsabilidades e desafios / Nurse managers at a teaching hospital: training, responsibilities and challenges / Gerente de enfermería de un hospital universitario: capacitación, responsabilidades y retos

Camelo, Silvia Helena Henriques; Soares, Mirelle Inácio; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Rocha, Fernanda Ludmilla Rossi; Silva, Vânea Lucia dos Santos.
Rev. enferm. UERJ ; 24(3): e11637, mai./jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947194

Objetivo:

conhecer o perfil do enfermeiro gerente hospitalar conforme os aspectos sociodemográficos e de formação profissional, identificando os desafios enfrentados.

Método:

estudo descritivo, quantiqualitativo, realizado em junho de 2014 em um hospital público de ensino do interior paulista, no qual participaram 15 enfermeiros gerentes. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com análise temática dos dados, a qual gerou as categorias Capacitação para as atribuições de gerente de enfermagem; Tornar-se um enfermeiro gerente e Desafios para a gerência em enfermagem.

Resultados:

o trabalho na gerência apresenta desafios, tais como exercer funções interligadas a outras áreas e departamentos, aproximar-se de questões administrativas e gerenciar conflitos.

Conclusão:

gestores das instituições hospitalares devem investir na capacitação dos seus recursos humanos, considerando o contexto sócio político econômico e de saúde vigentes.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1