Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde e suas diferentes dimensões / Hospital discharge in children with special health care needs and its different dimensions / Alta hospitalaria de niños con necesidades especiales de salud y sus diferentes dimensiones

Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Cabral, Ivone Evangelista.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e18684], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947336

Objetivo:

desvelar as práticas discursivas e sociais de profissionais de saúde e de familiares cuidadores sobre a alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada em 2013, junto a seis profissionais de saúde e 11 familiares cuidadores, na unidade de pacientes internos de um Hospital Universitário Federal Pediátrico no município do Rio de Janeiro, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (CAAE 01504512.2.0000.5264; Parecer n.º 39272). Conjugaram-se as técnicas de entrevista semiestruturada com Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade do Método Criativo e Sensível. Aplicou-se a Análise Crítica de Discurso.

Resultados:

revelaram-se três tipos de alta a clínico-administrativa, a procedimental e a social. Há uma fragmentação dos papéis de cada profissional na alta.

Conclusão:

para a continuidade do cuidado em casa com autonomia, segurança e qualidade, faz-se necessária a construção de um processo de alta interdisciplinar, dialógico e pautado na integralidade do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1