Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias não-invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica: repercussões sobre a vitalidade do recém-nascido / Non-invasive technologies in obstetric nursing care: effects on newborn vitality / Tecnologías no invasivas de cuidado de enfermería obstétrica: repercusiones en la vitalidad del recién nacido

Vargens, Octavio Muniz da Costa; Reis, Carlos Sérgio Corrêa dos; Nogueira, Maria de Fátima Hasek; Prata, Juliana Amaral; Silva, Carla Marins; Progiant, Jane Márcia.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e21717], jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947339

Objetivo:

comparar a associação entre os índices de Apgar dos neonatos cujas mães fizeram uso apenas de tecnologias não-invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica durante o trabalho de parto com os daqueles cujas mães receberam a assistência tradicional.

Método:

estudo transversal, retrospectivo de 6.790 registros de partos acompanhados por enfermeiras obstétricas, entre setembro/2004 e dezembro/2011. Utilizou-se a regressão logística para avaliar a chance da exposição às tecnologias não-invasivas contribuir para melhores índices de Apgar quando comparada aos outros tipos de assistência.

Resultados:

neonatos cujas mães utilizaram alguma dessas tecnologias não-invasivas apresentaram percentuais mais elevados de índice de Apgar >8, tanto no 1° (93,41%) como no 5° minuto de vida (99,01%), em relação àqueles cujas mães submeteram-se a procedimentos relacionados à assistência tradicional (82,78% e 94,74% respectivamente).

Conclusão:

a razão de chance de índice de Apgar >8 é aumentada a favor daquelass que utilizaram apenas tecnologias não-invasivas de cuidado de enfermagem obstétrica
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1