Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Critical analysis of fiber post surface treatment: a review / Análise crítica do tratamento de superfície de pinos de fibra: uma revisão

Machado, Alexandre Coelho; Vilela, Ana Laura Rezende; Souza, Paola Gomes; Pereira, Analice Giovani; Raposo, Luis Henrique Araújo; Silva, André Luis Faria-e; Menezes, Murilo de Sousa; Soares, Paulo Vinícius.
Biosci. j. (Online) ; 30(3): 914-924, may/june 2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-947482
O processo de tratamento da superfície de pinos pré-fabricados de fibra influencia na união entre cimentos resinosos e esses retentores intra-radiculares, sendo relevante para o prognóstico do tratamento restaurador de dentes sem remanescente coronário. Este estudo objetivou avaliar diferentes protocolos de tratamentos de superfície para pinos de fibra descritos na literatura. Como metodologia, realizou levantamento bibliográfico na plataforma PubMed/MEDLINE, com a palavras-chave fiber post associada à adhesion; bonding; surface treatment. Excluíram-se artigos não redigidos em inglês; que não trataram a superfície do pino; e testes de propriedades físicas-mecânicas. Estudos que trataram a superfície de pinos de fibra de quartzo ou vidro foram incluídos. Dentre os 190 artigos incluídos nesta revisão, o agente silano foi o material mais utilizado (60.52%) para tratamento de superfície de pinos de fibra, seguido pela aplicação de álcool (38.29%), e sistema adesivo (36.84%). O jateamento do pino foi mencionado em 17.89%, mas esta técnica resultou em alteração das propriedades físicas e mecânicas. O peróxido de hidrogênio foi mencionado em 5.78% dos manuscritos, entretanto este tratamento permite a adequada exposição das fibras sem danificá-las. Concluiu-se que não consta na literatura protocolo padrão do tratamento da superfície de pinos de fibra. Dentre os protocolos descritos, o protocolo utilizando peróxido de hidrogênio seguido da aplicação do silano aparece como o mais promissor, pois permite resistência de união aumentada sem promover danos as fibras.
Biblioteca responsável: BR396.1