Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida e fatores associados à saúde de idosos diabéticos / Quality of life and factors associated with the health of elderly diabetics / Calidad de vida y factores asociados a la salud de los ancianos diabéticos

Sousa, Eliane Leite de; Martins, Marino Medeiros; Costa, Milena Silva; Moreira, Maria Rosilene Cândido; Silva, Antonia Oliveira.
Rev. enferm. UERJ ; 24(5): e8456, set./out. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947516

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de idosos acometidos por diabetes mellitus tipo 2 e identificar os fatores associados.

Método:

estudo descritivo e transversal realizado com 68 idosos diabéticos do município de Cajazeiras, Paraíba, em 2012. Os dados foram analisados estatisticamente através do software IBM SPSS 19.0 e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, protocolo nº 20111410-045.

Resultados:

o diabetes exerce um impacto significativo na vida dos idosos mais jovens do sexo feminino, com escolaridade baixa e com menor tempo de diagnóstico da doença. Entre os domínios estudados, a dor apresentou o pior escore, seguido dos aspectos sociais e do estado geral de saúde. Os domínios com maiores valores foram saúde mental, aspectos emocionais, vitalidade, aspectos físicos e capacidade funcional.

Conclusão:

embora a maioria dos participantes do estudo tenha manifestado um bom padrão de qualidade de vida, portar diabetes traz especificidades que variam de indivíduo, caracterizando o fenômeno como singular.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1