Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho hospitalar da enfermagem: dialética presente na prática de adaptar e improvisar / Hospital nursing: the dialectics of adapting and improvising in practice / El trabajo de enfermería en el hospital: dialéctica presente en la práctica de adaptar e improvisar

Cunha, Luana dos Santos; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Santos, Déborah Machado dos; Ribeiro, Liana Viana; Pires, Ariane da Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 24(5): e18835, set./out. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947519

Objetivo:

identificar o ponto de vista dos profissionais de enfermagem sobre a adaptação e improvisação de materiais no trabalho hospitalar e analisar as vantagens e desvantagens desta prática para o trabalho em saúde e enfermagem.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, realizada com 20 trabalhadores de enfermagem de um hospital público fluminense. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de coleta de dados, no mês de julho de 2009. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo temática, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa número 2355/2009.

Resultados:

evidenciou-se que a prática de adaptar/improvisar é dialética, com sentimentos de sofrimento e prazer. Pois, ao mesmo tempo em que assegura o cuidado, também coloca em risco a segurança dos pacientes e dos trabalhadores.

Conclusão:

as adaptações/improvisações de materiais têm potencial para fazer emergir criações relevantes, com possibilidades de patentes para a profissão.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1