Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Revelação diagnóstica para o HIV no pré-natal: dificuldades e estratégias de enfrentamento das mulheres / HIV diagnostic disclosure in prenatal care: women's difficulties and coping strategies / Divulgación de diagnóstico de VIH en la atención prenatal: dificultades y estrategias de enfrentamiento de las mujeres

Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa; Miranda, Karla Corrêa Lima; Rodrigues, Dafne Paiva; Vasconcelos, Léa Dias Pimentel Gomes.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e12114], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947661

Objetivos:

investigar como as mulheres vivenciam a revelação diagnóstica de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no pré-natal e identificar as estratégias de enfrentamento para lidar com a soropositividade.

Método:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com seis mulheres notificadas com HIV no período gestacional em um hospital de Fortaleza ­ CE. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e tratados pela técnica de análise de conteúdo. Os aspectos éticos foram respeitados, sendo o projeto aprovado sob nº 11222424-5.

Resultados:

a complexidade da descoberta do HIV durante a gestação foi compreendida a partir de três categorias dificuldades após o diagnóstico; ocultação da soropositividade ao HIV e estratégias para lidar com a soropositividade.

Conclusão:

torna-se de fundamental importância o apoio dos enfermeiros, para que possam compreender o contexto de vida dessas mulheres e adequar o cuidado às suas singularidades, alcançando uma melhor qualidade na assistência de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1366.1