Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso às unidades de saúde da família na perspectiva de hipertensos / Access to family health unit from the hypertensive's perspective / Acceso a las unidades de salud de la familia desde la perspectiva de hipertensos

Souza, Inês Leoneza de; Paz, Elisabete Pimenta Araújo; Guimarães, Raphael Mendonça; Castro, Adelson Antonio.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e14442], jan.-dez. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947702

Objetivo:

analisar o grau de orientação oferecida por unidades primárias em relação ao atributo acesso de primeiro contato na perspectiva de usuários hipertensos.

Método:

estudo transversal de avaliação com uso do Primary Care Assessment Tool-Brasil. Os dados foram coletados com 373 hipertensos maiores de 20 anos, no município de Macaé, Brasil.

Resultados:

verificou-se a predominância das seguintes características individuais 49% tinham entre 40 a 59 anos; 74% pertenciam ao gênero feminino; 38,1% apresentaram ensino fundamental incompleto; 59,5% tinham renda de até 2 salários mínimos. Obteve-se escore de 7,65 para acesso de primeiro contato, superior à média de 6,6 do escore padrão, e um escore de 2,40 para acessibilidade.

Conclusão:

os resultados apontam utilização satisfatória das unidades no que refere ao acesso de primeiro contato e insatisfatória quanto à acessibilidade aos serviços, o que mostra necessidade de investimentos na reorganização do processo de atendimento às demandas e prioridades dos usuários.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1