Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Boas Práticas na atenção obstétrica e sua interface com a humanização da assistência / Good Partices in obstetric care and its interface with humanization of assistance / Buenas Prácticas en la atención obstétrica y su interrelación com la huamanización de la asistencia

Andrade, Larisse Ferreira Benevides de; Rodrigues, Quessia Paz; Silva, Rita de Cássia Velozo da.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e26442], jan.-dez. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-947704

Objetivo:

analisar as boas práticas adotadas na atenção à mulher e ao recém-nascido, em uma maternidade pública baiana, apoiada pela Rede Cegonha.

Método:

estudo descritivo com abordagem quantitativa, do tipo retrospectivo, a partir de dados secundários. A pesquisa documental foi realizada em prontuários de 337 mulheres, em setembro de 2015. O projeto obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da organização hospitalar, com o parecer consubstanciado nº 1.185.928/2015.

Resultados:

as mulheres do estudo predominaram entre 20 a 35 anos, a maioria negra e parda, com ensino médio e primípara. Identificou-se o uso das seguintes boas práticas presença de acompanhante (79,2%), métodos não farmacológicos para o alívio da dor (23,1%), contato pele a pele imediato (51,6%) e amamentação na sala de parto (38%). A maioria dos partos (95,3%) foi assistida por médicos.

Conclusão:

dentre as boas práticas analisadas, apenas a presença de acompanhante e o contato pele e pele ocorreu com a maioria das mulheres. As demais apresentaram baixa adesão. É preciso empenho da organização e da equipe para que as boas práticas sejam efetivamente adotadas.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1