Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de trabalho no hospital: percepções de enfermeiras obstétricas / Work conditions in the hospital: perceptions of obstetric nurses / Las condiciones laborales en el hospital: la percepción de enfermeras obstétricas

Moreira, Noelle Juliana Melo de Paula; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Progianti, Jane Márcia.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e26999], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947712

Objetivo:

descrever as percepções de enfermeiras obstétricas sobre suas condições de trabalho.

Método:

pesquisa qualitativa com 15 enfermeiras obstétricas atuantes em hospitais da cidade Rio de Janeiro. As entrevistas foram realizadas no período de abril a maio de 2016 e após foram transcritas, codificadas, categorizadas e discutidas à luz do referencial de Bourdieu. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e pesquisa/CAAE 54061315.9.0000.5282.

Resultados:

as condições de trabalho percebidas pelas enfermeiras foram a instabilidade no vínculo de contrato, levando ao medo de perder o emprego; a busca por produtividade que descaracteriza o cuidado humanizado e a violência simbólica representada pela desqualificação e divisão sexual do trabalho.

Conclusão:

essas condições apontam para a precarização do trabalho e podem interferir diretamente na implantação das práticas de cuidado humanizadas no parto e nascimento e na saúde das enfermeiras.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1