Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influências sociodemográficas e laborais na satisfação profissional de enfermeiros em hospital público / Sociodemographic and occupational influences over job satisfaction between nurses in a public hospital / Influencias sociodemograficas y laborales en la satisfacción profesional de enfermeros en un hospital público

Pinhatti, Evelin Daiane Gabriel; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira; Tenani, Mariana Neves Faria; Haddad, Maria do Carmo Lourenço.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e14405], jan.-dez. 2017. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947714

Objetivo:

analisar a satisfação profissional de enfermeiros e averiguar a influência das características sociodemográficas e laborais sobre a mesma.

Método:

estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em hospital público do Paraná, com 39 enfermeiros que responderam um questionário estruturado, solicitando características sociodemográficas, laborais e Índice de Satisfação no Trabalho (IST). Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética com CAAE nº 0272.0.268-10.

Resultados:

constatou-se que as características sexo feminino, estado civil solteiro, cargo gerencial, presença de filhos, faixa etária de 40 anos ou mais, único vínculo empregatício e formação com mestrado apresentaram menores níveis de satisfação profissional. Em relação ao IST geral, neste estudo, foi encontrado valor de 13,28, indicando que a satisfação com o trabalho está próxima do limite de insatisfação, considerando-se a possível variação de 0,9 a 37,1.

Conclusão:

a recompensa financeira e as atividades desenvolvidas são fatores de satisfação, enquanto a falta de reconhecimento da profissão e as dificuldades no relacionamento interpessoal ocasionam insatisfação.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1