Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A medicalização e patologização na perspectiva das mulheres transexuais: acessibilidade ou exclusão social / The medicalization and pathologization in the perspective of transgender women: accessibility or social exclusion / La medicalización y patologización desde la perspectiva de mujeres transgénero: accesibilidad o exclusión social

Pinto, Janaina Janini; Santos, Rosângela da Silva; Vargens, Octavio Muniz da Costa; Araújo, Luciane Marques de.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e29009], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947715

Objetivos:

descrever a percepção das mulheres transexuais acerca do acesso e tratamento no processo transexualizador e discutir a visão das mesmas em relação à patologização e medicalização.

Método:

pesquisa descritiva, qualitativa, com 40 mulheres transexuais, realizada entre dezembro de 2016 e abril de 2017, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Projeto aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 64975517.9.0000.5266.

Resultados:

Emergiu a categoria Identidades, despatologização e desmedicalização interfaces e dissidências da autonomia da mulher transexual, com subtema Medicalização identitária entrave ou garantia do direito trans? A visão patologizada e medicalizada predomina na assistência às mulheres transexuais. Elas vivenciam a dominação médica e não participam das decisões sobre o tempo cirúrgico e demais elementos do tratamento.

Conclusão:

as mulheres transexuais não entendem a transexualidade como patologia. Percebem a visão patológica do profissional como algo naturalizado e se submetem a essa condição para ter acesso ao processo transexualizador
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1