Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Historicidade, conceitos e procedimentos da análise do discurso / Historicity, concepts and procedures of discourse analysis / Historicidad, conceptos y procedimientos del análisis del discurso

Lima, Deivson Wendell da Costa; Vieira, Alcivan Nunes; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Silveira, Lia Carneiro.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e12913], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947755

Objetivo:

apresentar a análise do discurso como um referencial de pesquisa e como um método de tratamento de dados.

Método:

ensaio teórico sobre análise do discurso na perspectiva da corrente francesa de pensamento trabalhada por Michel Pechêux.

Resultados:

este estudo sumariza a historicidade da análise do discurso e a sua gênese a partir do entrelaçamento do materialismo histórico e dialético com a linguística, a teoria do discurso e a psicanálise. Suas etapas são apresentadas de forma a abrir as possibilidades de produção de sentidos em estudos que usam como corpus a fala dos sujeitos. Em seguida são apresentados os dispositivos analíticos do discurso, as formações discursivas e a formação ideológica.

Conclusão:

aposta-se na potencialidade deste método para se ressignificar as pesquisas na enfermagem que utilizam a fala dos sujeitos, onde se faz necessária uma metodologia de análise que apreenda as relações entre o discurso e suas condições de produção.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1