Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construções ideológicas em práticas educativas de enfermagem com adolescentes / Ideological constructions in nursing education practices with adolescents / Construcciones ideológicas en prácticas educativas de enfermería con adolescentes

Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Miranda, Karla Corrêa Lima; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Silveira, Lia Carneiro.
Rev. enferm. UERJ ; 24(5): e9947, set./out. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947780

Objetivo:

compreender a base ideológica presente nas práticas de enfermeiros com educação em saúde voltada para adolescentes.

Método:

desenvolveu-se estudo qualitativo, entre maio e julho/2012, utilizando o referencial teórico da Análise do Discurso Francesa, sob a leitura de Orlandi, realizado com 15 enfermeiros da estratégia saúde da família de município da região metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil. Na produção dos dados, utilizou-se dinâmica de criatividade e sensibilidade; as falas produzidas durante as dinâmicas foram gravadas e transcritas, gerando a fonte primária do estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme parecer nº 11584251-9.

Resultados:

na condição de opressores que não se destituem também do papel de oprimidos, os enfermeiros realizaram enunciações polissêmicas que desnudaram a proposição ideológica de uma educação em saúde opressora.

Conclusão:

assenta-se nessa situação o reconhecimento do enfermeiro como oprimido, que tenta se movimentar dentro dessa realidade assujeitada, mas que é subjugado pela condição de opressor.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1