Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no cuidado de enfermagem a indivíduos portadores de feridas / Difficulties faced by nurses in nursing care for individuals with wounds

Sehnem, G. D; Busanello, Josefine; Silva, Fernanda Machado da; Poll, Marcia Adriana; Borges, Tatiane Angélica Phelipini; Rocha, Elisiane do Nascimento da.
Ciênc. cuid. saúde ; 14(1): 839-846, 20150000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-947845
A atuação do enfermeiro está diretamente relacionada ao cuidado a indivíduos portadores de feridas, nos diversos níveis de atenção à saúde. O estudo objetivou conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no cuidado de enfermagem a indivíduos portadores de feridas, no âmbito da atenção básica em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Foi realizada junto a quinze enfermeiros atuantes em unidades básicas de saúde de um município do sul do Brasil. Os dados foram coletados pela técnica do grupo focal, sendo aplicada a análise temática para a interpretação destes. Evidenciaram-se três categorias temáticas, sendo elas dificuldades institucionais no cuidado a indivíduos portadores de feridas; dificuldades profissionais no cuidado a indivíduos portadores de feridas; e aspectos socioculturais e econômicos que geram dificuldades no cuidado a indivíduos portadores de feridas. Os resultados sugerem que o acesso dos profissionais a recursos materiais adequados, a treinamentos específicos e ao desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar são fatores indispensáveis para que sejam viabilizadas as condições necessárias para o estabelecimento de condutas terapêuticas eficazes no processo de cuidado a indivíduos portadores de feridas. Além disso, é fundamental que o enfermeiro compreenda os determinantes socioculturais e econômicos que influenciam no cuidado a tais indivíduos.(AU)
Biblioteca responsável: BR513.1
Localização: BR513.1; 610.73, CCS, 14, 1