Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Compreensões e desafios acerca da sistematização da assistência de enfermagem / Conceptions and challenges in the systematization of nursing care / Comprensiones y retos acerca de la sistematización de la atención de enfermería

Castro, Révia Ribeiro; Alvino, Antônia Liria Feitosa Nogueira; Rouberte, Emilia Soares Chaves; Moreira, Rafaella Pessoa; Oliveira, Rafaelle Lopes de.
Rev. enferm. UERJ ; 24(5): e10461, set./out. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-948047

Objetivo:

investigar a compreensão e operacionalização da sistematização da assistência de enfermagem em um Hospital do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Método:

estudo qualitativo, com cinco enfermeiros. Para a coleta dos dados, foram utilizadas técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada, de janeiro a março de 2012. Dados analisados segundo a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sob o número 077/11.

Resultados:

foi possível a organização e agrupamento dos dados a partir das seguintes categorias compreensão dos enfermeiros acerca da sistematização da assistência de enfermagem; operacionalização da sistematização da assistência por meio do processo de enfermagem; dificuldades para implementação.

Conclusão:

a sistematização da assistência de enfermagem é compreendida pelos os enfermeiros como sinônimo do processo de enfermagem; não existe o entendimento de que o processo é uma das metodologias para execução da sistematização.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1